4 − A água e o solo

Você estudou a origem e a formação do solo e viu como ele é um ambiente com muita vida. Agora, você vai estudar outro componente fundamental para a vida na Terra: a água.
Você já ouviu falar que 70% do nosso corpo é composto por água? E a Terra, quanto você imagina que tenha de água nela?
Onde está essa água? Onde ela pode ser vista?
O que aconteceria com a vida humana se a água da Terra deixasse de existir?
 
A água na Terra
A água é um elemento fundamental para a vida e é uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta.
Praticamente 75% da superfície do nosso planeta é coberta por água. Ela se encontra em forma de mares, oceanos, geleiras (água sólida, principalmente nos polos e no topo das montanhas mais altas), rios, lagos, entre outras.
Apesar de existir em grande quantidade na Terra, nem toda água é potável. Como se pode ver no gráfico a seguir, a maior parte dela é salgada e está acumulada nos oceanos e nos mares. Essa água salgada não é potável, e a retirada de sal (a dessalinização) em larga escala é um processo muito caro, o que dificulta sua utilização.
Apenas 3% de toda a água disponível na Terra é doce, e a maior parte dela – 2% – se encontra congelada nas geleiras polares, o que também a torna indisponível. Do restante, grande parte está localizada sob o solo ou na atmosfera.
Parte do ciclo da água está associada ao solo. Depois de evaporar e condensar, ou seja, formar nuvens, boa parte da água cai de novo sobre o solo na forma de chuva. Observe na imagem a seguir como uma parte dessa água que cai evapora novamente, e outra é absorvida pelas plantas e pelos animais que vivem no solo. A água que atinge o solo se infiltra e atravessa o subsolo, juntando-se às águas subterrâneas.
As águas subterrâneas constituem a maior reserva de água doce do planeta. Cerca de 95% de toda a água doce disponível para o uso da humanidade encontra- -se no subsolo, na forma de água subterrânea.
A água passa da superfície para o interior do solo por meio da infiltração. Nesse fenômeno, a água alcança as regiões mais profundas, através dos espaços vazios entre as partículas do solo, até atingir uma camada impermeável que a retém, formando, assim, um reservatório de águas subterrâneas.
Durante a infiltração, a água dissolve minerais do solo, que, em seguida, são absorvidos pelas plantas e incorporados por animais na sua alimentação. Ao morrer, plantas e animais se decompõem, e esses minerais voltam ao solo.
A infiltração é a passagem da água da superfície para o interior do solo, e a permeabilidade é a propriedade do solo que determina a facilidade com que a água o atravessa. Essa passagem da água depende das características de cada tipo de solo. Qual tipo de solo favorece a infiltração?
Para responder a essa pergunta, pense em diferentes tipos de solo: terra, areia ou uma mistura dos dois.
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!