2. A paisagem natural, transformada e o espaço geográfico

1- A paisagem natural e a paisagem transformada
Paisagem é tudo o que podemos ver numa simples olhada ao nosso redor. Os principais elementos naturais que formam a paisagem são o relevo, a vegetação, os rios, os Lagos e os oceanos.
Todos os elementos naturais formam o que chamamos de paisagem natural. Quando o ser humano interfere nos processos da natureza, ele transforma a paisagem natural em uma paisagem transformada.
Nesse momento, a paisagem passa a ter história social, pois as pessoas, de acordo com seus costumes, sua cultura, vão, ao Longo do tempo, construindo seu espaço.
Essa construção do espaço geográfico é estudada na Geografia. A observação da paisagem e o primeiro passo para esse estudo. Mas a investigação dos processos físicos, biológicos e humanos que resultaram na paisagem observada é que vai nos ajudar a compreender as condições naturais e sociais do mundo em que vivemos.
2 - 0 espaço geográfico
0 espaço geográfico nao é formado so por aquilo que podemos ver. Ele contém ainda aquilo que nao é visível. As relações que os seres humanos mantem m uns com os outros também fazem parte do espaço geográfico. De modo geral, o trabalho se tornou o centre das relações sociais. Por meio dele as pessoas produzem coisas necessárias para a nossa sociedade e mantem relações entre si. Historicamente trabalho é toda atividade humana voltada para a transformação da natureza, com o sol O se objetivo de satisfazer as necessidades de sobrevivência.
Essa transformação do espaço natural. por meio do trabalho resulta na produção do espaço geográfico.
Se a construção do espaço geográfico se faz pelo trabalho, entao a forma como ele se realiza, ou seja, o seu 0 modo de produção, pode definir as características do espaço geográfico.
Assim, encontramos, por exemplo, espaços cor concentração de indústrias, de produção agropecuária, de estabelecimentos comerciais e de residências.
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!