9 – Fotossíntese e respiração celular

Neste Tema você estudará a fotossíntese e a respiração celular, que são processos biológicos complexos e importantes para a manutenção da vida na Terra.
Você já deve ter ouvido falar que as plantas precisam de luz para viver.
• Por que, em sua opinião, isso acontece?
• Que efeito a luz produz nas plantas?
• Qual é a importância desse processo para a vida humana?
 
Fotossíntese
Há mais de 2 bilhões de anos, surgiram seres vivos autotróficos, isto é, seres vivos capazes de produzir o próprio alimento a partir de substâncias mais simples, como a água e o gás carbônico, e utilizando a luz solar para realizar o processo de fotossíntese.
A fotossíntese é um dos processos biológicos mais importantes que ocorrem na Terra. Por consumir gás carbônico e liberar gás oxigênio, a fotossíntese transformou um ambiente primitivo no ambiente que você conhece hoje.
As algas azuis, ou cianofíceas, estão entre os primeiros organismos terrestres a realizar fotossíntese. Provavelmente elas foram as responsáveis pelo acúmulo de gás oxigênio na atmosfera primitiva, que possibilitou o aparecimento da camada de ozônio. Como você viu na Unidade 2, essa camada retém parte da radiação ultravioleta (UV) que vem do Sol, o que permitiu a evolução de novos organismos sensíveis à radiação UV.
A fotossíntese ocorre dentro das células de plantas, algas e algumas espécies de bactérias. Essas células utilizam a energia da luz para combinar duas substâncias simples – água e gás carbônico –, gerando, como produtos, substâncias orgânicas altamente energéticas (açúcares) e gás oxigênio, que é liberado no ambiente. Assim, os seres vivos fotossintetizantes autotróficos não necessitam de uma fonte externa de substâncias orgânicas para obter energia química.
Dessa forma, com a fotossíntese, a natureza passou a dispor de um processo contínuo de produção de compostos orgânicos. Isso permitiu a constituição de ecossistemas formados por comunidades de seres vivos heterotróficos que dependem da matéria orgânica produzida pelos organismos fotossintetizantes.
Com o surgimento da fotossíntese, a vida evoluiu no planeta de uma forma mais consistente, sem depender das moléculas orgânicas formadas ao acaso, presentes na sopa primordial.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO
Ao estudar, é importante não apenas ler os textos, mas interpretá-los. Para tanto, muitas vezes uma única leitura não é suficiente para compreender o que está sendo lido. Ao ler para estudar, é necessário que você registre o que está entendendo.
Esses registros podem ser feitos por meio de anotações, resumos, fichamentos ou esquemas, também conhecidos como diagramas. Os esquemas ajudam a visualizar mais facilmente as principais informações do texto.
Nos esquemas, costuma-se usar, na maioria das vezes, palavras-chave ou frases curtas que expressam o tema central do texto. Para produzir um esquema, é importante selecionar e ordenar as informações mais relevantes. Essas informações, em geral, são ligadas por setas, seguindo a ordem do texto que está sendo esquematizado.
Reação química da fotossíntese
A fotossíntese é um processo de produção de alimento realizado por plantas, algas e algumas bactérias no qual ocorre absorção de luz. Como ela acontece?
A energia solar é utilizada na reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera. Essa reação produz gás oxigênio e substâncias que armazenam grande quantidade de energia, principalmente açúcares.
Os açúcares (ou glicose) são usados pelos seres autotróficos para suprir as necessidades de energia e de matéria-prima para seu desenvolvimento.
A absorção da energia luminosa (luz) e sua transformação em energia química permitem que as plantas cresçam, floresçam e, eventualmente, produzam frutos. Entretanto, a fotossíntese não ocorre na planta inteira, mas apenas nas partes verdes, na maior parte dos casos nas folhas.
As partes verdes possuem um tipo de pigmento, chamado clorofila, sensível à luz. Graças à presença de clorofila em suas folhas, as plantas são capazes de captar energia luminosa do Sol e utilizá-la na produção do próprio alimento
A clorofila
A clorofila é o pigmento mais importante na fotossíntese das plantas. É ela que realiza a captação da luz (radiação luminosa), permitindo que as células transformem essa energia em energia química.
Como a fotossíntese precisa de gás carbônico, água e luz para acontecer, a quantidade de energia armazenada nesse processo depende de diversos fatores. Entre eles, é possível destacar: a intensidade da luz, a cor da luz, a temperatura ambiente e a quantidade de água e de gás carbônico disponíveis.
 
PENSE SOBRE
A clorofila é um produto essencial para as plantas, mas pouco se sabe cientificamente sobre seus efeitos para os seres humanos.
Em sua opinião, vale a pena comprar produtos com clorofila, como cremes dentais, vitaminas e xampus, cuja propaganda afirma ser um produto bom e benéfico para os seres humanos?
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!