7 - Povos Ameríndios: 

Maias, Incas e Astecas

Povos Ameríndios
 
* Fontes de estudo:
1- Fonte da cultura material;
2- Fonte escrita;
3- Fonte visual
* América como espaço de diversidade cultural: Antes de 1492 aproximadamente 57 milhões de pessoas pertencentes a diferentes povos, culturas e modos de vida. Na Parte de colonização espanhola, podemos destacar três grandes grupos: Astecas, Maias e Incas.
* Na área de colonização portuguesa, destaca-se as tribos pertencentes ao tronco linguístico Tupi-Guarani.
 
Astecas
 
* Também chamados de Mexicas (nome que davam a si próprio)
* Segundo historiadores, os Astecas deixaram o norte da América em busca de terras férteis por volta do séc. XII, e após uma longa caminhada se fixaram no Vale Anahuac, hoje Vale do México, e fundaram em 1325 a cidade de Tenochtitlan.
* Com o tempo, Tenochtitlan cresceu junto com a riqueza e poder dos Astecas. Conquistaram cidades e povos vizinhos e criaram um Império que ia do Pacifico ao golfo do México.
* Quando os espanhóis chegaram, a cidade era 4 vezes maior que Londres (200 mil Hab), era cortada por canais onde navegavam barcos mercadores, e aquedutos para a distribuição de agua potável, além de mercado templos e ruas retas e amplas.
* A cidade conseguiu manter sua independência até 1521, quando foi invadida e tomada pelos espanhóis.
* A divisão da Sociedade Asteca tinha no topo o Imperador, considerado um ser semi-divino, abaixo dele vinham os nobres, que tinham atribuições como altos funcionários, militares ou sacerdotes.
* Abaixo ficavam os artesãos e comerciantes, Agricultores e soldados. Na base estavam os escravos, que geralmente eram prisioneiros de guerra, condenados, ou indivíduos envolvidos com jogo ou bebida.
* Os Astecas tinham um grande conhecimento em Ervas medicinais e eram adeptos de praticas esportivas.
Maias
 
* Viviam na região que hoje corresponde ao sul do México, Honduras, Belize e Guatemala. Eram ótimos construtores, desenvolvendo ate mesmo um tipo de "cimento". Pirâmides Maias serviam de base para os templos, algumas chegando a 70 metros
* Diferente dos Astecas, nunca formaram um império único, mas construíram grandes cidades, que funcionavam como pequenos Estados independentes, com governos locais e costumes próprios
* Sociedade Hierarquizada: formada por nobres e sacerdotes e os trabalhadores livres e agricultores. O Governante tinha o titulo religioso de Hunac Ceel e era visto como representante de Deus.
* Camponeses acreditavam que para ter boa colheita, tinham de pagar impostos a este governo sagrado, em dinheiro ou em produtos. Eram excelentes astrônomos, e chegaram a calcular com precisão um calendário
Incas
 
* Por volta de 1400, viviam da agricultura e pastoreio em terras altas da cidade peruana de Cuzco.
* A partir de 1438, esse grupo expandiu seus domínios tanto ao norte, quanto ao sul, chegando a 5200 km, que eram percorridos por corredores a serviço do governo, que levavam e traziam informações e produtos das varias partes do império. Em apenas duas semanas, as ordens do imperador conseguiam atingir todo o império.
* A capital do Império era a cidade de Cuzco, que tinham grandes construções, ruas planejadas e movimentadas e templos.
* Tinham uma agricultura desenvolvida, utilizavam sistemas de canais para a irrigação e uma técnica agrícola de terraços para o cultivo em montanhas. Os camponeses eram a maior parte da população. Cada vilarejo, era formado por pessoas que mantinham certo grau de parentesco, que recebia o nome de ayllu, e seu chefe era chamado de kuraka.
* As terras dos ayllu, eram divididas em três: Uma para o Imperador, Uma para os Deuses e outra para as famílias. além de trabalhar todas as terras, os camponeses eram obrigados a prestar serviços para o Estado. As sobras de alimentos eram estocadas e distribuídas a população nos períodos de difícil colheita.
* O imperador, conhecido como Inca, era visto como um Semi-deus e possuía privilégios e poderes, sendo seu cargo hereditário. Abaixo dele estavam os Sacerdotes, e chefes militares, depois vinham os artesãos, soldados, contabilistas, projetistas e funcionários públicos. Esses funcionários eram sustentados pelo governo com os impostos pagos pela população.
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!
WhatsApp do Educando Mais!