7. Adjunto adverbial

ADVÉRBIO
Advérbio, como já sabemos, é uma palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio.
A menina é muito bonita.
Eu costumava levantar cedo.
Ela vestia-se muito bem.
  • Os advérbios, as locuções adverbiais e as expressões adverbiais exercem, na frase, a função de adjuntos adverbiais.
Algumas locuções adverbiais: às cegas, às claras, à toa, a pé, às pressas, a pique, a fundo, às escondidas, às tontas, à noite, às vezes, de repente, de forma alguma, de propósito, de improviso, de súbito, de vez em quando, em breve, em vão, em
cima, por fora, por trás, para trás, de perto, sem dúvida, com certeza, passo a passo, vez por outra, neste dia, durante a semana, no mês passado, por baixo, quase sempre etc.
  • As locuções adverbiais iniciam-se geralmente por uma preposição.
 
Adjunto adverbial é o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
 
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.
Veja o exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
amanhã indica tempo;
de bicicleta indica meio;
àquela velha praça indica lugar.
 
Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio e adjunto adverbial de lugar.
 
O adjunto adverbial pode ser expresso por:
1) Advérbio: O balão caiu longe.
2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar.
3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.
 
Observação:  nem sempre é possível apontar com precisão a circunstância expressa por um adjunto adverbial. Em alguns casos, as diferentes possibilidades de interpretação dão origem a orações sugestivas.
Por Exemplo: Entreguei-me calorosamente àquela causa.
 
É difícil precisar se calorosamente é um adjunto adverbial de modo ou de intensidade. Na verdade, parece ser uma fórmula de expressar ao mesmo tempo as duas circunstâncias. Por isso, é fundamental levar em conta o contexto em que surgem os adjuntos adverbiais.
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!