11. Índia e Sudeste asiático: aspectos gerais

Características Gerais:
O Sul da Ásia é um conjunto regional que vai do Paquistão, a oeste, até Mianmar, a leste, abrangendo a Índia, o Sri Lanka, as Maldivas, o Nepal, o Butão e Bangladesh. Essa é uma das regiões mais pobres do mundo e todos os seus países apresentam baixíssima renda per capita.
São altos os níveis de pobreza e subnutrição nessa parte da Ásia, apenas a Índia apresenta um certo grau de industrialização, porém insuficiente em relação a sua imensa população.
O Relevo da Região é montanhoso ao norte, ao sul as altitudes são menores, com planaltos e planícies, destacando-se a planície Indo-gangética.
O Clima do Sul, assim como o do Sudeste é mais úmido, com chuvas abundantes no verão e um forte calor tropical. É chamado clima tropical monçônico, resultado dos ventos de monções, que mudam de sentido durante o ano.
População, Diversidade Étnica:
Os países do Sul da Ásia são densamente povoados. A índia é o segundo país do mundo em população, tendo em 2007 atingindo cerca de 1,1 bilhão de habitantes.
Também em Bangladesh, com 158,6 milhões e Paquistão, com 163,9 milhões estão entre os 10 mais populosos do mundo. A imensa maioria da população desses países vive no meio rural, próximo ao litoral.
Apesar da urbanização crescer a cada ano, a população urbana ainda é minoritária nesses países. São metrópoles típicas de países do Sul, com muitos desempregados e subempregados, mendigos, moradias precárias e transito caótico.
É muito grande a diversidade étnica quanto a origem da população, a cor da pele, os idiomas, religiões. O mais interessante é que nessa região existem aproximadamente 14 idiomas falados.
Economia:
Com exceção da índia, que possui uma atividade industrial expressiva, a economia dos países do Sul da Ásia em geral é baseada na agricultura. Os principais são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar.
Existem áreas com enormes monoculturas voltadas para exportação, são as plantations – o chá, tabaco e algodão são produtos típicos para o mercado externo. Os melhores produtos são exportados e os piores destinados para a produção que fica no mercado interno. Países populosos, assim, apresentam problemas de insuficiência alimentar em larga escala.
Religião:
As religiões presentes são:
Hinduísmo – praticado por 82% da população da Índia, no Nepal 86% e também no Sri Lanka e Bangladesh.
Muçulmanismo ou islamismo – predomina em Bangladesh, Maldivas e Paquistão.
Budismo – Predomina em Sri Lanka, Butão, Mianma.
Entre as religiões minoritárias estão o Cristianismo e o Siquismo. Nessas regiões ocorrem frequentes conflitos por motivos religiosos.
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!
WhatsApp do Educando Mais!