O PROJETO EDUCANDO MAIS

   Todos nós temos recordações da escola muito semelhantes. O professor escrevendo na lousa, os alunos copiando ou lendo nos livros didáticos, aquelas conversas no fundão, as provas que davam medo, as pesquisas na biblioteca (e agora o google), os trabalhos etc.
    Mas os tempos mudaram. A tecnologia entrou na vida de todos e não dá para negar que a escola não é a mesma. Pensando nisso, por que não usar a tecnologia para mudar o jeito de aprender? Foi assim que nasceu o Projeto Educando Mais!
  Criado com a colaboração de alunos e de professores, a Plataforma conta com conteúdo próprio, elaborado pelos alunos e pelos professores, e conteúdo assimilado de outras fontes, com o objetivo de reunir conhecimentos produzidos durante todo o processo de ensino, podendo ser acessado, complementado e discutido por todos. Assim, aprender se torna mais divertido e responsável. Nos acompanhe na história do processo de surgimento dessa incrível ferramenta.
NOSSA HISTÓRIA
    Como chamar a atenção de uma geração de alunos tão ligada a tecnologia e novidades, com um ensino ainda baseado em um método tradicionalista aplicado em nossas escolas? Diversos professores, coordenadores e pensadores discutem sobre o assunto diariamente, sabemos disso, mas nada é de fato colocado em prática de forma eficaz e com resultados palpáveis. Essa inquietação, aliada à necessidade de introduzir na aula meios e formas que estariam à disposição de todos, surgiu no ano de 2014, o Projeto Educando Mais, que nasceu em forma de aproximar a tecnologia, tão presente na vida dos alunos, com o ensino em sala de aula. Inicialmente, consistia em disponibilizar conteúdos e atividades extracurriculares de forma on-line, acessível a todos, em qualquer lugar, para estudos, leitura e complementação do conteúdo trabalhado em sala. Tudo simples, mas de fácil acesso e entendimento.
   Em 2015, o projeto avançou, diante da utilização de novas ferramentas e tecnologias, a E.E. Guiomar Camolesi Souza, principal parceira no projeto e primeira a ter a Plataforma implementada, inovou ao apresentar junto à Diretoria de Ensino um modelo on-line de simulados para o SARESP, Sistema de Avaliação Estadual, aplicado nas escolas no final de cada ano letivo. O modelo desenvolvido foi um sucesso, trazendo reconhecimento para a escola e os desenvolvedores.
   Em 2017, aproveitando-se da experiencia adquirida com o sistema implementado na E.E Guiomar Camolesi Souza, o mesmo modelo fora aplicado na E.E. Francisco Eufrásio Monteiro, elaborado em conjunto com o corpo docente de forma independente, e como esperado, os resultados obtidos foram positivos.    
   O sucesso do projeto deu início a um objetivo ambicioso de unir mais conteúdos, disciplinas, materiais, recursos e, consequentemente, chamar mais a atenção dos alunos. Mas seria necessário o envolvimento de mais professores, mais alunos e mais tempo e recursos, e ao longo do ano letivo de 2017, foi surgindo o embrião do Educando Mais, uma enciclopédia escolar, com conteúdo criado e editado por alunos, supervisionados pelos professores, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades além das exigidas em sala de aula, e permitindo que os resultados obtidos estivessem disponíveis a todos dentro e fora do ambiente escolar.
    Era necessário mais. O projeto não poderia somente envolver os alunos, teria que envolver a classe docente e gestora. Para tal foi criado, de forma exclusiva, a equipe pedagógica e gestora, a ÁREA PEDAGÓGICA. Esse ambiente foi pensado para treinamento, formação, discussão, informações, disponibilização de materiais e recursos, além de projetos que envolvem toda a equipe. De forma segura, com login e senha, um registro único e exclusivo, seguro e prático.
    Sendo assim, o projeto inicial ganha agora uma nova frente, envolver os professores e gestores na tecnologia que os alunos tanto gostam e dominam. Nessa fase, surgem também parcerias com outras escolas, como a E.E. Brigadeiro Tobias (a implantação e testes suspensos temporariamente) e na E.E. Senador Luiz Nogueira Martins, no ano de 2020. 
    Para gerir e manter todo o projeto diante da proporção tomada, o Educando Mais, empresa focada no desenvolvimento de plataformas de ensino e gestão foi criada no ano de 2019, com o objetivo de levar a plataforma a outras escolas e docentes que tenham o interesse de implementar a tecnologia, e o mundo virtual em seu cotidiano, Contando com uma base sólida de funcionamento e gestão, com uma bagagem de uso de mais de 16 mil acessos, de diversas partes do planeta. 
    A Escola Estadual Guiomar Camolesi Souza, desde o ano de 2014, é parceira do projeto, permitindo que seja utilizado de forma independente por professores e alunos, não mantendo laços financeiros com o Educando Mais, ou com o projeto. Sendo a Escola pioneira no uso da plataforma e de seus recursos, vem gentilmente cedendo espaço para sua implementação, cabendo a responsabilidade sobre conteúdo e informações ao Educando Mais. O mesmo ocorre com a Escola Estadual Senador Luiz Nogueira Martins, parceira do Educando Mais desde fevereiro de 2020, de maneira filantrópica e não remunerada. 
    Os testes executados desde a implementação vêm sendo positivos e abriram a possibilidade de ampliação e exteriorização das soluções educacionais trazidas pela Plataforma.
    Pensando sempre em inovar, a EDUCANDO MAIS trabalha para oferecer as melhores soluções para o processo educativo dentro e fora da sala de aula. Nosso portal disponibiliza uma plataforma que respeita a individualidade de cada modelo educacional escolhido pelo professor ou pela instituição de ensino ao oferecer conteúdo direcionados de acordo com a área de interesse de cada um. Mais do que isso, estreita o contato entre educador e educando, aperfeiçoando o modo de aprendizagem com ferramentas de gestão escolar administrativa e pedagógica, salas de aulas virtuais, fóruns de discussão, simulados e atividades on-line com resultados imediatos, entre outros.
Educando Mais! Todos os direitos reservados - © 2019 Educando Mais! 
  • Facebook
  • Canal Educando Mais!
  • Instagram
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • Rádio Educando Mais
  • RSS ícone social
E-mail do Educando Mais!
WhatsApp do Educando Mais!